quarta-feira, 18 de julho de 2012

Diagnóstico: Incompetência Istmo Cervical ( da Alta Para o Quarto ao Repouso Absoluto)

No sábado a tarde uma enfermeira pergunta quem é Eliane – Sou eu, respondo! “Seu esposo acabou de ligar perguntando como você estava, e pediu para lhe dizer que Ele te ama muito. Ah...até senti as bochechas ficarem mais quentinhas, rsrs. Foi a primeira vez dentro daquele hospital que pensei em outra coisa a não ser no meu estado e no da bebe. Meu marido não estava ali, mas do jeitinho dele eu o senti presente só pelo recadinho carinhoso...Como eu amo!!! As 19h houve troca de plantão e o Dr. Luir (o mesmo médico que me atendeu quando eu tive aquele primeiro susto na suspeita de aborto e me pediu para tomar o ultrogestan), me atendeu perguntando o que havia ocorrido e se senti dores, contrações. Relatei que na segunda-feira foi apontado infecção urinaria eu estava tomando keflex, fiquei em casa um dia de repouso...Ele me interrompeu explicando que quando uma gestante toma medicação como Keflex para trato de infecção urinária existe a necessidade de se fazer repouso por três dias que é o tempo para o antibiótico fazer efeito e que existe o risco de entrar em trabalho de parto devido uma forte infecção urinária. O certo era a médica (aquela que ficou reclamando da pipoca ao invés de analisar meu exame), ter me afastado do trabalho pelos próximos três dias, e eu não sabia disso.  Quando ele falou isso, ai que eu chorei...Me deu tanta raiva daquela médica, mas tanta raiva...Só Deus pra me ajudar a me livrar do mal sentimento que tive. Logo após ele disse que mesmo assim iria investigar, pediu novos exames, e pediu o numero do celular do meu esposo que ele queria ligar do celular dele para eu ouvir a conversa. Pediu que o Rafa trouxesse os exames que eu tinha feito anteriormente, bem como a carteirinha de pré natal, e ainda solicitou que ele comprasse ultrogestan pois eu iria retomar esta medicação aumentando a dose diaria de um para dois comprimidos ao dia. Me examinou com uma calma, e quando eu comecei a fazer perguntas ele respondeu de maneira clara, objetiva e com profissionalismo do tipo de quem cuida de gente mesmo sabe?! Não igual aquelas medicas frias...Inclusive, ele me disse que cada caso é um caso e que pelas minhas condições eu não iria entrar em trabalho de parto dali três dias como as médicas falaram. Ainda me lembro da nossa conversa:
“Eliane, por todo o seu relato e quadro clinico consideramos que você tem Insuficiência istmo cervical. Isto é, a incapacidade do colo do útero sustentar a gestação até o final devido ao peso do útero em constante crescimento, contendo o feto, líquido amniótico e placenta. Por não agüentar o peso, o colo se abre, a bolsa d`água se rompe e em seguida se inicia um trabalho de parto, dilatação total que muitas vezes é indolor, que expulsa o feto. O que você esta sentindo fazendo pressão na vagina é a bolsa onde esta seu bebê. Irei pedir exames de urina e de sangue para checar se você ainda esta com infecção urinaria e uma ultra abdominal, a ultra transvaginal seria a melhor via de medir o cumprimento do colo mas como a bolsa esta no canal vaginal e não podemos ficar tocando para não estimular contrações, infecções, ruptura da bolsa. Até os exames ficarem pronto pedirei para subirem você para um quarto, pois aqui você não vai conseguir melhorar. Quero que você fique tranqüila, tome a medicação que seu esposo vai comprar, e continue com o repouso absoluto no leito, pois não temos como intervir, apenas observar seu desenvolvimento e do bebe. Exige esforço para o repouso dar certo, mas é possível.”
O Dr. Luir foi um anjo que apareceu pra me tirar dali daquele C.O., ele me deu um mega apoio pra fazer o repouso e acreditar que poderia dar certo e me explicou qual é o procedimento para pacientes no meu caso: o obstetra realiza uma cirurgia (Circlagem) em torno de 14 semanas de gravidez, que fecha o colo do útero com um fio específico e só retira esse fio no final da gravidez, mas infelizmente por eu já estar com a bolsa no canal vaginal isso não seria possível.
Antes de eu subir para o quarto eles coletaram sangue e urina, colocaram-me na bolsa de buscopan através do acesso, o sangramento já tinha parado e a ultra seria feito no dia seguinte. A enfermeira me avisou que estavam sem quarto para gestante tendo apenas vaga num quarto de puerpera e se eu me incomodaria em dividir o quarto com ela. Imagina. Incomodada eu estava de estar naquela maca dura há horas, ouvindo aquele gritos horríveis. Ficar num quarto com uma mãe e um bebe não seria tão ruim assim. Passado um tempo que eu havia subido para o quarto o Rafa chegou com o remédio e ficou um pouco comigo, eu já me sentia um pouco mais aliviada, e assim que o Rafa foi embora eu enfim consegui dormir.

Obs.: Para saber mais sobre Incompetência Istmo Cervical e  ciclagem, click na guia IIC/Cerclagem

Dicas de leitura: www.cerclagem.com.br

Um comentário:

  1. Meu nome é Vanessa e tenho IIC, descobri com 22 semanas de gestação, em 2009. Que susto! Não fiz cerclagem pq tb não foi possível. Fiquei 12 dias internada e mais algumas semanas em repouso absoluto em casa. Com 30 semanas a Tainá nasceu e permaneceu por 40 dias na UTI, depois disso tivemos uma vida normal, ela só trás alegria para toda minha família!!!!
    Agora estou aguardando o Gabriel, estou com 23 semanas de gestação, fiz cerclagem com 14 semanas e larguei muita coisa como meus dois empregos, meus passeios com meu marido e a Tainá e relações sexuais... estou em repouso relativo a assim ficarei até o começo de março, não é fácil... Mas vale a pena, estou na torcida para esse beber não ser prematuro, mas se for... continuo na luta.
    Mesmo nesta situação não deixo de cuidar do cabelo, das unhas, da pele, até da roupa que vou usar para ficar deitada.
    EStou comprando o enxoval pela internet e brinco no computador com minha filha... também faço massagem para o sangue circular melhor, vou começar a ler mais livros, senão a gente fica depressiva, é muito tempo.
    Por favor, me mande um email.
    vanessabonagambanogueira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Oiê, ao deixar sua mensagem coloque o endereço do seu blog, assim poderei lhe fazer uma visitinha =).
Beijos com asas,
Ely