quarta-feira, 11 de junho de 2014

Tenho IIC, fiz a cerclagem e tenho uma dúvida: devo ou não fazer repouso durante a gestação?

Queridas Amoras,
Por muitas vezes recebi emails com o mesmo questionamento do titulo desse post:
Tenho IIC, fiz a cerclagem e tenho uma dúvida: devo  ou não fazer repouso durante a gestação?
Ja falei a respeito desse assunto em diversos posts aqui, principalmente por que alguns médicos não prescrevem repouso sem saber da importância que este tem, no período em que estive internada e a experiencia adquirida bem como a opinião de médicos importantes da capital de São Paulo, tais como dr. Mario Marcoto o que ajudou a entender melhor sobre a IIC e cada quadro clinico. Todas aqui conhecem o transcorrer da minha segunda gestação, cerclada, de repouso absoluto, usando utrogestan, inibina, dactil o.b., posteriormente internada por complicações do colo do útero que teve o orifício interno aberto, e mesmo assistida 24 horas por dia, fazendo uso de inibidores de contrações, repouso absoluto (sem usar banheiro, só na cumadre), entrei em tpp. Considere que essa é a minha historia, cada organismo reage de uma forma. Por muitas vezes vi mulheres diagnosticada com o mesmo problema começarem um post com um pedido de ajuda e entre um comentário e outro acabarem por se estranhar com palavras, isso por uma estar de repouso relativo, passeando, podendo escolher o enxoval do seu bebe, enquanto a outra lutava dia a dia numa cama em repouso para levar a gestação a termo. Confesso que essas vezes em que vi alguns posts fiquei triste. Hoje a Eri, uma pessoa que foi de grande importância no processo de conhecimento do problema e na minha vontade de tentar de novo respondeu como que por todas as demais do grupo acerca da importância do repouso, a partir de sua experiencia e das que acompanhou nesses anos todos.
Se você também tem IIC não leia apenas o texto abaixo, entre no site indicado no fim dessa postagem onde dispõe sobre todas as vertentes da IIC, tipos de cerclagem, entrevista com médicos, entre outros, e se preferir entre em contato com a a Eri, tenho certeza que ela recebera seu e-mail com carinho e respondera do mesmo modo com extrema atenção.



"Por que fazer repouso durante a gestação?
Muitas pessoas criticam o fato de realizar o repouso durante a gestação. Já vi muitas gestantes cercladas levarem uma vida quase que normal, passeando, viajando, tendo relação sexual e muitas delas caçoaram daquelas que estavam em repouso absoluto.
Vejam bem: na literatura não existe nenhum artigo ou pesquisa médica que diga que a mulher com IIC tenha que realizar o repouso durante a gestação, seja ele relativo ou absoluto.
Quando eu criei este grupo em 2006 eu fui a primeira a fazer o repouso mega absoluto e na época muitas mulheres que já haviam perdido os seus bebês estando cercladas em acompanharam dizendo que se com o repouso desse certo, elas também tentariam. E tentaram. Engravidaram, fizeram a cerclagem, o repouso e com isso chegaram até o final e hoje são mães. Muitas já tem dois ou três filhos, sendo que em todas as gestações elas fizeram a cerclagem e o repouso.
Desde então tem aumentado o número de mulheres que através do repouso tem conseguido levar a gestação até o final e com isto evitado a prematuridade e hoje são mães.
Como sempre digo, eu não sou médica e não prescrevo o repouso a nenhuma de vocês. Eu só conto a minha história e a experiência que adquiri referente a isso tudo.
Hoje em dia, muitos médicos tem indicado o repouso, mesmo sem haver pesquisas neste sentido.
Por que do repouso?
Primeiro: não existe exame para saber o grau de flacidez do colo do útero. Sendo assim, umas podem ter o colo mais flácido, mais incompetente do que outra. Por isto umas levam uma vida quase que normal. Outras fazem repouso relativo e nos casos mais graves, além da cerclagem muitas tem que fazer o repouso absoluto e não é porque elas querem, porque ninguém deseja ficar dia e noite deitada, sem poder sair para passear, para se cuidar, para comprar o enxoval do bebê. Faz-se o repouso porque é necessário e mesmo com o mega repouso é difícil chegar até as 40 semanas de gestação.
Segundo: técnica de cerclagem. Quem faz a cerclagem definitiva não necessita de repouso absoluto. Mas a cerclagem definitiva só é feita pelo Dr. Ricardo Barini, pois foi ele quem criou esta técnica, e ele só faz em mulheres cuja cerclagem anterior falhou e ela teve um aborto espontâneo ou o parto prematuro. Já as mulheres que tem realizado a cerclagem com dois pontos, a maioria faz repouso relativo. Sai, passeia, mas não pega peso e muitas decidem não manter relação sexual durante a gestação. Já vimos muitos casos de mulheres que fizeram a cerclagem dupla, onde no decorrer da gestação o OI (orifício interno) se abriu e aí sim ela começou a fazer repouso e o ponto do OE (orifício externo) foi que segurou até o final da gestação. então com isto, prova-se que a cerclagem dupla é bem mais vantajosa, mais alta. Mas não são todos os médicos que sabem fazer.
Terceiro: tem mulheres que só tem IIC (Insuficiência Istmo Cervical), ou o colo flácido, como dizemos. Já outras, além da IIC também tem o colo curto. Na literatura também não diz nada e nunca houve pesquisa sobre o assunto, mas na prática, o que se observa aqui no grupo é que o repouso absoluto tem contribuído e muito para manter a medida do colo e em muitos casos (como o meu por exemplo), tem até ajudado a aumentar a medida do colo. Muitos médicos não acreditam nisto. Dizem que a medida anterior estava errada. Mas o meu caso foi um desses: com vinte semanas a previsão da minha filha nascer prematura (não iria passar de 26 semanas) devido a medida do colo. Aumentei o repouso por conta própria. Com 28 semanas dobrou a medida do colo e ela nasceu com 37sem. de gestação.
O grupo Cerclagem é uma grande fonte de casos diversos e poderia ser estudado vários deles. Há alguns anos inclusive eu cheguei a fazer relatórios com vários casos para apresentar aos médicos, mas infelizmente não houve interesse em estudá-los. Mas as estatísticas não negam: o repouso tem contribuído sim para que se evite a prematuridade, porque antes muitas mulheres só faziam a cerclagem e mesmo assim os seus bebês nasciam com uma prematuridade extrema e não sobreviviam.
Espero que um dia os médicos olhem para o nosso grupo com olhos diferentes. Quem sabe se um dia conseguirmos criar uma Associação. Aí então, talvez nos levem mais a sério e comecem a valorizar os casos que existem aqui.
Mas por enquanto somos só mulheres tentando ajudar umas às outras.
Ninguém impõe repouso, nem medicamento, nem nenhuma outra medida terapêutica. Nós só passamos a nossa experiência e acompanhamos o dia a dia difícil de quem é obrigada a fazer um mega repouso para levar a gestação adiante.
E no final, tudo o que passamos ainda é pouco, tendo em vista a alegria que sentimos ao poder sair da maternidade com o nosso bebê tão sonhado nos braços.
No final, não importa se repousamos ou não. O que importa mesmo é podermos dizer: "Lutei, chorei, acreditei e venci. E hoje eu posso dizer: e enfim, sou mãe!"
Beijos à todas!


 Erivane De Alencar Moreno"



ErivaneErivane de Alencar Moreno sofreu quatro abortos espontâneos e foi submetida a três circlagens uterinas.

Em 2004 descobriu a causa das suas perdas gestacionais: "Insuficiência Istmo Cervical "IIC" (flacidez no colo do útero) a qual é responsável por 23% dos abortos espontâneos no segundo trimestre de gestação.
Após o nascimento de sua filha, passou a entrevistar vários médicos e acompanhar as linhas de pesquisa em assuntos relacionados a Insuficiência Cervical.
Criou este site para levar a você as mais recentes matérias sobre a IIC bem como as técnicas de circlagens uterinas.
Seu trabalho é prestar apoio as vítimas de aborto espontâneo, tanto através deste site, como através de sua comunidade Cerclagem, no Orkut, tirando dúvidas e motivando-as para que não percam a esperança de ser mãe, porque muito embora a IIC não tenha cura, com uma boa técnica de circlagem uma mulher pode perfeitamente ter o seu bebê.

Sua árdua batalha estende-se a divulgar a IIC para que as mulheres não venham mais perder os seus bebês devido o problema não ser diagnosticado na primeira gestação.


Ajude-nos a divulgar este problema!

14 comentários:

  1. Excelente publicação!!!! Bastante esclarecedora!!!! Bjos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse post! As duas estão de parabéns...

    ResponderExcluir
  3. Quanto esclarecimento,tão útil.Ely bjoss

    ResponderExcluir
  4. Bom meninas, tive 3 abortos espontaneos tardios (26 semanas), sem saber oq eu tinha
    Na quarta gestação, cerclagem e REPOUSO ABSOLUTO, minha filha Vitoria nasceu com 36 semanas, 2.400, e de parto normal, valeu a pena o esforço... Foram 6 anos tentando ser mãe.. E na hora certa Deus me deu esse lindo milagre

    Deus abençoe cada uma de vcs
    elisa_lp@msn.com

    ResponderExcluir
  5. oi gente...tbm fiz ciclagem cm 16 sem,,hj estou com 20 i gostaria muito de conversa com pessoas que tbm fizeram ..vou deixar meu whats 9291077422

    ResponderExcluir
  6. Olá ! Hoje completei 37 semanas , fiz cerclagem com 12 nem acredito que estou na reta final , sexta feira tiro o ponto para todas as mães com iic confie no senhor no mais ele fará , sofri uma perda em 2011 depois morria de medo de engravidar Pq só lia sofrimento , então pensei que não queria passar por tantas perdas como os casos que eu lia .Até que engravidei no começo não tive esperança tudo estava contra até que encontrei a médica enviada por Deus que disse ; vamos fazer cerclagem , já que os outros diziam que para diagnóstico da iic precisaria de 3 perdas .Enfim meu pré natal é pelo sus e só consultei uma vez com essa médica fui acompanhada até hoje por uma enfermeira obstetra que também foi enviada pelo senhor , não fiz repouso absoluto , também não vou dizer que levei uma gravidez normal já que no início morria de medo de tudo acontecer outra vez , tranquei faculdade e como já estava afastada do serviço assim decidi ficar e também não tive relação sexual .Estou bem esperando meu filhote agradeço ao site por todos depoimentos que eu li acreditem , lembrando que cada caso necessita da orientação de um bom médico eu não fiz repouso , não quer dizer que todo caso é igual Beijos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, estou de 22 semanas e fiz a cerclagem com 15 semanas, agora me sinto mais pesada, cansada e sinto minha bebê mexer muito embaixo,minha médica não pediu mais nenhum exame transvaginal e não quer fazer exame de toque para evitar estímulos, além de não ter relação sexual. O repouso é relativo, mas estou evitando muita coisa. Não tive nenhuma perda anterior, mas meu primeiro filho nasceu de 24 semanas, apos a descoberta do colo do utero curto em um ultrassom de rotina (fiz repouso absoluto por 3 semanas e não foi possivel realizar a cerclagem). Desta vez consultei 3 médicos e apenas 1 deles indicou a cerclagem pelo meu histórico. Gostaria de saber se alguma de vcs tiveram essas sensações?

      Excluir
  7. Meninas, só um esclarecimento...a cerclagem definitiva já existia, é a cerclagem de Lash-Lash. Na verdade o poucos médicos faziam, o precursor é o nosso querido Dr. Barini, mas ela já existia...beijos

    ResponderExcluir
  8. Muito bom ler e ver que existe uma luta para incentivar as mamães a ñ desistirem. Após uma triste perda gemelar com 26s eu estou grávida novamente e cerclada. Sem que a médica me dissesse eu já estava repousando. Dilatar silenciosamente é muito preocupante e ñ arriscarei jamais essa gestação!

    ResponderExcluir
  9. Eu tive minha pequena Ângela a 22dias,estou arrassada.Apesar daperda e da dor logo quero grávidar de novo e terei que fazer cerclagem.Seu que é cedo mas,em Dezembro já vou tentar de novo engravidar.avou tentar logo por que já estou com quase 36 anos e sei quanto mais eu esperar menos chances tenho de engravidar.Porém tenho ovários policísticos também,esse é também um dos motivos o qual nunca tinha engravidado.A 15 eu vinha tentanto e quando veio minha bebê descubro que tenho IIc😪😥.

    ResponderExcluir
  10. Deus é muito Bom
    Ele vai ajudar todos nois.

    ResponderExcluir
  11. Deus é muito Bom
    Ele vai ajudar todos nois.

    ResponderExcluir
  12. Oi meu nome é Naiara já perdinhe dois bebês uma com 4meses e a outra com 5 fiquei muito triste,Hoje estou grávida de 23semanas e 3dias fiz cerclagem com 12semanas usei 3 caixas de utragetam parei por que o médico falou que só era pra usa até os 5meses por farvo mim ajude estou com muito medo de perde minha filha outra vez mim responda alguma coisa sobre a gestação de vocês eu vou agradecer muito e a primeira vez que fasso cerclagem e não seie de nada sobre esse assunto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naiara
      Sinto mto por seus filhos. Eu queria entrar em ctt com vc mas nao achei aqui seu email ou telefone.
      Mande um email eliane.cn@gmail.com ou whatzap 991593657 se for de sao paulo posso tentar auxilia la de maneira mais próximo. Na que hoje tb trabalho com acompanhento a gestante.
      Deus abençoe. Vc esta cerclada. Faca repouso e use o utrogestan associando a mtaaa agua. Deus vai te honrar. Fique na paz

      Excluir

Oiê, ao deixar sua mensagem coloque o endereço do seu blog, assim poderei lhe fazer uma visitinha =).
Beijos com asas,
Ely