terça-feira, 21 de agosto de 2012

Em Busca de Informações ::Relatos de Mulheres com IIC::

Assim que comecei a pesquisar no Google achei um site chamado CERCLAGEM onde tinha diversas informações sobre toda esta anomalia do colo do utero. Li, reli, entrei em cada aba ou guia que havia naquele site. Embora nenhuma conhecida minha (e olha que conheço muito gente) tenha sido diagnosticada com IIC, me assustei ao perceber que muitas mulheres enfrentam esse problema, mulheres de diversas partes no mundo...Abismada  eu fiquei por saber que na estatítica mulheres portadoras de IIC representa 1% desse mundão de meu Deus...Acredito que esta bem defasado esta informação considerando os muitos casos de abortos tardios que vi na internet e na minha opinião precisa urgentemente de uma nova pesquisa de campo porque com vida não se brinca!
O que mais me cativou foi o fato de que a administradora do site - Erivane Moreno - uma mulher cujo a IIC lhe rendeu 3 filhos anjos, mas que não a fez abrir mão do seu sonho que hoje esta concretizado através da vida da sua quarta filha. Ela realiza um trabalho voluntário entre mulheres portadoras de IIC  através do site Cerclagem, na comunidade do Orkut Cerclagem, e hoje mais ativo o grupo Cerclagem no Facebook, tirando duvidas, motivando as mulheres e disseminando a IIC de maneira bem abrangente e isso tem ajudado a diversas mulheres de toda parte do mundo.
Pois bem, no primeiro instante  eu vi alguns e-mails de mulheres relatando seu caso e por um impulso enviei um email pedindo ajuda a essas mulheres, elas por sua vez me enviaram um e-mail relatando seu caso:


"16/12/11 - Claudenice
Eliane,

É com lágrimas nos olhos que estou te respondendo (compartilho suas lágrimas, pois tenho sofrido muito, muito mesmo, mas Deus, que é maravilhoso, tem me dado forças e tenho seguido adiante).

Em 19/07/2011 (julho agora), minha filha Ana Luiza nasceu com 24 semanas...eu tinha feito cerclagem (fechamento do colo do útero), pois já tinha tido 3 perdas anteriores (ela foi minha quarta tentativa), estava de repouso absoluto e, mesmo assim, a bolsa rompeu e ela teve que nascer muito prematura...o médico fez uma cesariana pra ver se ela sobrevivia e ela ainda conseguiu sobreviver 3 dias na UTI Neo, mas devido a prematuridade que era grande, veio a falecer...

Fiquei sem chão, pois tinha esperanças que ela sobrevivesse, mas Deus não quis assim...foi muito difícil, a recuperação da cesariana, ver as outras mães com seus bebês no colo saindo da maternidade super felizes e eu ali, com minha filha saindo num caixão...amiga, dói tanto, mas tantooooooooooooo que não sei nem medir essa dor...parece que tem alguém segurando no meu coração e apertando tanto que falta até ar para respirar...

O que tenho a te dizer é o seguinte: força, confiança em Deus (Ele sabe tudo, pois o que me conforta é que ela tá bem com o Senhor no céu...um lindo anjo que Deus levou pra ele...lá sei que ela não tá sentindo dor, mas tá brincando, sendo criança...Deus tem me confortado assim, pois é melhor do que ela ter ficado aqui viva, mas vegetando em cima duma cama pra vida inteira...no céu sei que ela tá feliz com o nosso Deus), confiança em você (você fez tudo que estava ao seu alcance, se não deu certo é porque Deus tem outros propósitos para você e seu esposo). Mas não perca sua fé, sua esperança, é ela que vai manter seu sonho de ser mãe viva...lute, insista, persista, não desista, Deus não tem prazer em quem olha pra trás e desiste de lutar...Ele tá vendo nosso esforço, nossa confiança nELe, nossa esperança depositada nEle...só Deus pode realizar os nossos sonhos, só Ele sabe usar o médico certo, na hora certa.

Muita força amiga, muita força mesmo...chore, se sentir vontade, pois alivia a alma e coloca toda dor, toda angústia, sentimento de fracasso, de impotência pra fora...

Um abraço bemmmmmmmmmmmmm forteeeeeeeeeeeee pra você !!!!!!!!!!

Moro em Fortaleza-Ce. Você mora onde ????????

Beijos,

Claudenice."



" 13/12/11 - Karin

Oi, Eliane.
Não sei como conseguiu meu e-mail, mas creio que todas as coisas pertencem a Deus e que a benção que recebi devo compartilhar.
Eu passei por 4 gestações, a primeira eu estava gravida de 30 semanas, e não sabia que tinha qualquer problema, só fiquei sabendo quando tive sangramento e indo ao hospital fiquei internada já com 7 cm de cilatação, sem ao menos sentir dores, tive então um parto prematuro após 4 dias internada com esta dilatação e bolsa rota, era uma menina, que ficou na encubadora por 4 dias, mas faleceu de infecção generalizada, devido o tempo em que ficou exposta. Foi terrível, teve velório, passei a noite toda velando essa bonequinha, Deus sabe como superei....

Após 1 ano e meio voltei a engravidar, agora de um menino, vivia mais internada do q em casa, fiquei de repouso absoluto por 3 meses e tomava medicamento para não dar contração, consegui levar até o 8º mês, mas  o bebê teve problemas, sofrimento fetal, o coração estava fraco, tiveram que tirar as pressas, mas este, graças a Deus sobreviveu sem nem depender de ficar na  encubadora,, hoje ele esta com 11 anos e é uma benção.
Depois dele, a uns 6 anos tentei novamente e devido ao IIC, e sem que tivesse o devido acompanhamento, perdi aos 5 meses, tiveram que induzir já que eu estava com a bolsa protusa, e corria risco, e bebê faleceu ainda durante a indução, era novamente uma menina.
Por fim, a benção recente, a um ano e pouco engravidei novamente, agora acompanhada de um especialista em IIC, que ao completar 3 meses de gestação me submeteu a uma cerclagem, no dia 27 de novembro do ano passado, fiquei internada apenas um dia, com anestasia rack, não tive dor... vim para casa e fiquei de repouso absoluto por 10 dias, depois cumpri as ultimas provas da faculdade, passei as festas de fim de ano e em janeiro voltei pra cama, novamente repouso absoluto, so saia da cama para comer, tomar banho e fazer as necessidades. Foi assim até duas semanas antes do nascimento da minha gatinha, dia 15 de maio ao meio dia, já com 39 semanas e meia de gestação, que teve que ser parto cesárea, porque agora meu colo estava tão cicatrizado que não dilatou nem um tiquinho.
Não vou dizer que estes 6 meses foram fáceis, há momentos em que eu tive ansiedade, parece que os dias não passavam, que não ia dar certo, que eu não ia suportar, mas tive muito apoio de meu marido, meu filho, da minha mãe e da minha família, recebi visitas preciosas que me abençoaram com palavras de confiança, baseada nas promessas de Deus, pessoas da minha igreja que me sustentavam em oração.
Sentia dores pelo corpo ao final, porque estava muito calor, a cama já estava me incomodando, não tinha lado pra deitar..... mas valeu a pena, hoje lembro apenas como testemhunho, porque qdo olho para seus olhinhos, é tudo, eu faria td novamente, com certeza, valeu a pena.
Querida, conforte seu coração, acredite que vai dar certo, vc mais q todo mundo tem q acreditar, q confiar, para estar preparada. Busque a Deus em oração, estar fortalecida em Cristo é o q realmente importa e nos ajuda. Planeje outra gestação, conheça um profissional capacitado a fazer este tipo de cirurgia e vai a luta, vai valer a pena, com certeza....
Que Deus a abençoe e a renove!!!!"

Mais um e-mail da Karin

"Que coisa, apesar da distância, temos tanto em comum, e acredite, minha primeira filhinha de 7 meses que perdi, e que tive de passar por velório e td também se chamava Isabella Vitória.... Quantas coincidências, e elas não param por aí. Mesmo a tendo perdido como foi, os médicos tb nao acreditavam que eu teria IIC, tanto que meu 2º e 3º filhos não tiveram acompanhamento para tal diagnóstico, acredita que qdo eu fui ao médico, gravida do 3º bebê, eu sentia um incômodo por baixo, eu estava dormindo com um travesseiro entre as pernas porque me incomodava fecha-las (era a bolsa já saindo e eu não sabia), fui ao médico e ele me disse que não era nada, que poderia ser uma infecção urinária, meu marido achou que eu estava com frescura, porque eu não sentia nada além disso!!!!! No outro dia fui internada, sai de maca do consultório porque o médico ficou com medo do bebê "descer" ainda no corredor!!!!
Os médicos entendem que só podem diagnosticar o IIC se tiver 3 gestações negativas, foi o que me diziam!!!! Mas, encontrei um médico maravilhosos, só que daqui do interior, (Sumaré), que me disse que eu não havia salvado meus filhos porque não tinha sido bem assistida!!! Ele me disse bem assim: Vai lá, engravida e deixa que o resto eu cuido, se vc confiar em mim, quero que vc somente pense nas coisas da gravidez, mas a parte médica que vai conduzir sou eu, ah, e vc tem que fazer exatamente o que eu mandar", mesmo assim tive medo e acabei engravidando tomando remédio, eu tomei uns antibióticos que interferiram, daí voltei nele, chorando, morrendo de medo de tudo acontecer de novo, e ele, um senhor ja idoso, alemãozão (nao é muito de ficar bajulando!!!) perguntou o motivo do choro e eu disse: já passei por tantas coisas, tenho medo de acontecer de novo. Ele falou: esqueça o que passou, vamos trabalhar com o que temos agora!!!!
Sei que dei um pouco de trabalho, porque havia dias em que eu estava insegura, chorosa, normal da gravidez, e ele me aguentou!!! E vencemos!!!!
A cerclagem tem alguns riscos que alguns médicos se apoiam mais nos riscos do que nos benefícios, primeiro por causa das chances aumentadas de infecção, por isso, a cada 60 dias meu ginecologista me passava antibióticos e pomadas ginecológicas como prevenção, e tb pelo fattrabalho de que se a mesma não for bem feita e devidamente acompanhada pode não dar certo, soltar, então meu médico, mesmo com a cerclagem me deixou de repouso absoluto a partir do 3º mês de gestação, eu já vi relatos de pessoas que fizeram a cerclagem e o médico mandou continuar trabalhando, vida normal, mas perderam e ainda tiveram ruptura no colo do útero onde havia o ponto. Outra coisa que adianto, mexeu um pouquinho no meu relacioamento, tivemos que ter muita paciência e perceverança, porque eu e meu marido não pudemos ter relações durante esse período, devido aos riscos de infecção....
São muitas coisas, mas acho que vc não deve pensar nesses detalhes, porque eles vão sendo superados diariamente, conforme a barriguinha vai crescendo.... pense somente em encontrar o profissional certo, é uma pena que o Dr Arnaldo, que cuidou de mim atenda somente aqui e em Campinas, senão vc poderia passar com ele e saber mas sobre o que vc deve esperar e como deve ser o procedimento, ele é especialista em infertilidade de casais, cuida inclusive do seu problema de ovário.
Beijo, Deus a abençoe e fortaleça!
Que vc tenha um Natal abençoado e que seu Ano inicie cheio de esperança e confiança!!!
A palavra de Deus diz: "Buscai primeiramente as coisas de Deus e as demais Ele fará". Busque ao Senhor, se refugie N´Ele e vc vai ver grandes maravilhas que ainda estão por vir!!!  Sabe qual o significado do nome Isabela? Consagrada a Deus, acredito que contribuimos com mais um anjo para que o céu ficasse mais lindo!!!!!
Boas festas!!!!"


Troquei e-mail com essas duas mulheres de modo especial (pois conversei com outras) durante um certo tempo e me ajudou muito conversar com alguém que havia passado pelo mesmo que eu, posso até dizer que com esses relatos busquei forças pra recomeçar a andar e voltar desejar a maternidade, porque por mais dificil que pareça para Deus não há nada impossivel!





19 comentários:

  1. Oi linda!! olha eu tenho utero di delfus e devido a esse problema eu tenho também IIC, pois os meus 2 uteros tem só o tamanho da matade de um útero normal e que bom que achei o seu blog, vou acompanhar a sua luta pois de alguma forma estamos na mesma luta né.

    Não sei como foi a sua dor, mas ler o seu relato me fez chorar, pois como mulher que sonha com um filho, consegui sentir um pouco da sua dor aqui no meu coração.
    Um Beijo

    esperandoumbebezinho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, imagino como deve ser bom encontrar pessoas que passaram/passam pela mesma situação, não que seja bom ver o sofrimento de alguém, mas sim.. compartilhar histórias e ter e dar apoio. Eu, na minha ignorancia, achei que uma gestação tão cedo depois de duas cirurgias, não deveria ser tão difícil, ledo engano... e não encontrei na net relatos de casos como o meu...

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oiiii , amiga espera mais um pouquinho e faz um beta , as vezes pode ser , só não fica muiito ansiosa viu (olha quem esta falando rsrs)!!!
    Quando Deus quer ele faz acontecer !! Vou estar orando e torcendo por vc =)
    Obrigada pela visitinha .
    Beeijo

    http://umsonhoadois-danii.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. OLA QUERIDA AMO AS SUAS POSTAGENS TAMBÉIM TENHO
    IIC ESTOU SEGUINDO SEU BLOG SE PUDER SEGUIR O MEU SERA UM PRAZER BEIJOSS
    http://cantaalegremente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Queria obrigada pelas orações, tenho certeza que Deus lhe ouviu e me ajudou porque hoje me senti melhor e consegui me alimentar... vou procurar no e-family sim.. tomara que encontre pessoas pra compartilhar esse momento da minha vida..

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Eliane minha linda, você sempre com suas lindas palavras me deixando um pouco de carinho e conforto, que Deus te abençoe e ilumine sempre minha linda, vamos vencer eu creio, vamos ser muito felizes e poder compartilhar de toda a nossa alegria, fica com Deus tá e mil beijinhos da Thy, mamãe do anjo Malu!
    www.anjomalu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eliane querida não sei se vc viu , mas de qualquer forma , a minha resposta para seu comentário lindo está no meu cantinho tá !? Obrigada pelo carinho bjs
    http://umsonhoadois-danii.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eliane, é muito importante que tenhamos relatos de pessoas que tem o mesmo problema, ajuda a enfrentar, você vê que não é só você, recebe forças e tbm ajuda quem precisa! Não desista! Deus tem planos para você! Bjos

    ResponderExcluir
  9. Ja estou de volta com o pic todo,rsrsrs obrigado pelo carinho de sempre...que Deus possa renovar mesmo nossas forças e que possamos prosseguir sempre em fé...e que nada derrube nossos sonhos pelo caminho...pois aquele que é fiel pra cumprir,é certo em nossas vidas....bjinhos e boa semana...
    A esperança nos renova a cada dia de um novo amanhecer!!..fik na paz de Cristo

    ResponderExcluir
  10. Oi querida !!!
    Também gostei muito de ter feito o blog ...
    gosto muito, me ajuda bastante, sempre palavras amigas para confortar, é maravilhoso poder estar aqui com vocês nesse cantinho, muita força e fé, vai dar tudo certo, estou torcendo muitoooo,
    Deus esta nós guiando em nossa caminhada.
    bjosss

    ResponderExcluir
  11. Rezem por mim... Tenho IIC, estou grávida de 23 semanas e estou com muito medo.
    mamãe Vanessa

    ResponderExcluir
  12. Ely
    Foi um prazer conhece-la, parabéns pela sua força e pela ajuda q vc nos dá com suas palavras.
    Nós todas ficamos na torcida por sua vitória...
    Na verdade vc já é uma vitoriosa pq tem um coração de ouro!!!!!!
    Mamãe Vanessa

    ResponderExcluir
  13. Dia 17/11- Dia internacional do prematuro
    Vamos orar pelos que estão passando por esse delicado momento... Que de tudo certo, e que Deus de força para essas mães.
    mamãe vanessa

    ResponderExcluir
  14. Meu nome é Elaine, graduanda de enfermagem em aprimoramento na saúde da mulher e gestão em saúde. Trabalho como técnica de enfermagem há dez anos no âmbito hospitalar e ambulatorial em ginecologia, obstetrícia e pediatria. Estou realizando um trabalho de pesquisa científica sobre a prevenção do aborto, parto prematuro e diagnóstico precoce do IIC (Insuficiência do Istmo Cervical). Existem poucos estudos sobre o assunto e desinteresse da maioria dos médicos, onde se baseiam em apenas no histórico obstétrico e em um pré-natal padronizado para se detectar o IIC, fazendo com que inúmeras mulheres passem por abortos e partos prematuros e só após esses episódios traumáticos se faz o diagnostico de IIC e então somente na próxima gravidez se faz a ciclagem, hoje ao contrário de estáticas atrasadas que dizem que o problema atinge 1% das mulheres, acredita-se que hoje esse problema atinja cerca de 40%. Por que mulheres tem que passar por isso, se um pré-natal mais detalhado e rigoroso pode prevenir isso, no caso da cantora Vanessa Camargo que logo na primeira gestação se fez a ciclagem. O meu trabalho consiste em provar e relacionar hábitos, ações e orientações errôneas que propiciam ao IIC, e que a falta de exames específicos de um pré-natal natal deficiente deixam de diagnosticar o IIC precocemente. Para que minha tese se conclua preciso de depoimentos de mulheres que passaram por esse problema. Eu passei por esse problema e sei o trauma e a impotência de todos diante do que acontece na hora em que perdemos o nosso bebê, na minha primeira gravidez tive um aborto e foi necessário uma curetagem, tive a segunda gravidez com repouso sem ciclagem pois não me diagnosticaram nada e nem IIC, graças a Deus deu tudo certo meu filho nasceu de 37 semanas saudável hoje com 6 anos, minha terceira gravidez novamente com repouso mas infelizmente com 22 semanas entrei em trabalho de parto prematuro extremo em abril desse ano e meu bebê faleceu na UTI neonatal no mesmo dia, foi muito traumatizante e também revoltante, por que esperam tanto para se fazerem o diagnóstico? Não há nada que se posso fazer para prevenir?
    Por isso peço a colaboração de mulheres que passaram por isso, contribuam com um breve relato de suas gestações, não precisa se identificar apenas relatar a idade, e responder o formulário que mandarei por e-mail. Para confirmar a participação na pesquisa e ajudar futuras mamães a não passarem por esses traumas, confirmam pelo e-mail

    mulher.saudegravidez@gmail.com

    *Obrigada, Deus abençoe todas nós*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. complementando somente na minha terceira gravidez se fez o diagnostico de IIC, por Deus tive a minha segunda gravideza té o fim e feliz sem saber que tinha o IIC.

      Excluir
  15. Olá Eliane meu nome é Leriana, estava grávida de quase 7 meses, quando no domingo do dia 16/11 fui para o pronto socorro pois estava tendo uma secreção vaginal, que depois descobri ser o tampão se deslocando do útero. Quando a médica foi fazer o exame de toque eu estava com 5 dedos de dilatação, fui medicada para tentar amadurecer o pulmão da minha bebê, mas menos de 1 hora depois eu já estava com dilatação total, foi preciso fazer o parto, a única coisa que senti foi um pouco de cólica, não senti as contrações. Minha pequena ISADORA nasceu, mas, por conta da prematuridade teve hemorragia pulmonar e faleceu no dia 18/11.
    Acho que posso ter a Insuficiência Istmo Cervical gostaria muito passar com um especialista neste assunto para não passar por esta dor novamente como muitas mulheres passaram. Li o relato acima da (Karen) que cita um médico de Sumaré, gostaria muito do contato dele, você pode me ajudar? E se tiver outras indicações agradeço imensamente. Moro em Americana/SP

    ResponderExcluir
  16. ESQUECI DE DEIXAR MEU CONTATO leriana_macedo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Olá meu nome é Rose, moro em vitoria es perdi minha filha aos 5 meses e gravidez, meu colo do útero rompeu com 5 .Gostaria de uma indicao de um medico especialista.Pois tenho medo do médico não quere fazer a cerclagem, pois não quero passar pela dor cada perda de novo.

    ResponderExcluir
  18. Olá meu nome é Rose, moro em vitoria es perdi minha filha aos 5 meses e gravidez, meu colo do útero rompeu com 5 .Gostaria de uma indicao de um medico especialista.Pois tenho medo do médico não quere fazer a cerclagem, pois não quero passar pela dor cada perda de novo.

    ResponderExcluir

Oiê, ao deixar sua mensagem coloque o endereço do seu blog, assim poderei lhe fazer uma visitinha =).
Beijos com asas,
Ely