quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Mãe de UTI: O Primeiro Mesversário

03 de Setembro de 2013
Por sair de casa em cima da hora e pelo transito caótico na av. 9 de Julho, cheguei no hospital faltando poucos minutos para encerrar a visita da tarde e orientação com a médica. Saltei do carro toda atrapalhada na tentativa de pelo menos conseguir dar um oi pra minha menina de boa tarde e dizer como todos os dias: "Ei meu biscoitinho, a mamãe chegou, estou aqui, quanta saudade de você..."
Mas não pude. Assim que acordei senti um leve incomodo na garganta que foi aumentando e como solicitado, avisei a enfermeira que senti a garganta querendo inflamar e uma leve sensação de coriza, ela pediu que eu me retirasse e aguardasse a dra Tieme falar comigo.
Dra. Tieme – Pediatra Neonatologia da Gi - que já havia afastado o Rafael por 14 dias por conta de um resfriado-, pediu que eu me direcionasse ao médico pra tratar esse processo de resfriado (que ódio, que ódio, que ódio desse resfriado, pra que eu tomo tanto Cebion todos os dias? Vacina contra gripe? Pra que hein? meleca), pra depois voltar a ver a bebê. Nem avista-la ao longe pelo vidro da UTI eu pude. Já senti fluir a vontade de chorar mas me contive, não na frente da Dra Tieme (vergonha).
Já que eu não poderia entrar pra acompanhar a Gi a Dra Ti me posicionou do lado de fora do estado dela hoje. Ontem, após a tentativa da Gi de se extubar (acredita que a minha boneca puxou o tubo da boca por onde passa oxigenação que vai direto para o pulmão?!Uma mãozinha linda tão pequenininha e cheia de força), tiveram de recolocar o tubo e como exame de rotina repetiram o raio x do tórax pra verificar se colocaram a canula na posição correta e foi daí que constataram alteração no pulmãozinho da Gi (fiquei pensando como foi providencial ela ter puxado a canula, era pra sabermos que havia algo errado, dou graças a Deus por isso). O laudo apontou como displasia pulmonar, a Gi esta com edema no pulmão, logo que a Dra.Tieme Falou lembrei que ontem na visita das 19:30 a enfermeira antes de ministrar a medicação nos avisou do novo medicamento e nós perguntamos do que se tratava. Ela respondeu que era para tratamento de edema pulmonar; para ajudar na diurese...Achei que fosse pela diurese, mas todos os dias acompanho o prontuário da Gi, a diurese dela diária esta dentro do esperado, mas resolvi esperar até hoje pra questionar a medica.
Como medida de tratamento, a Gi estará tomando medicação para que esse liquido acumulado no pulmão dela saia pela diurese, por consequência ela perdera peso com isso (e eu vibrando com os 1.240 kg), hoje já perdeu 10 gramas, e perdera ainda mais nos próximos dias como parte do tratamento. O corpinho dela não esta inchado, mas o pulmão que é frágil, tanto pelo processo de amadurecimento que ainda se dá como também pelo uso do tubo, esta sensível e com esse inchaço em decorrência de estar entubada, o que sendo um corpo estranho dentro do organismo ocasiona um volume de secreção no pulmão, nariz e boca. Todos os dias ela faz 4 series de fisioterapia para aspirar essa secreção que fica acumulada nas regiões mencionada, o que é normal para bebes prematuros e que precisam da entubação para respirar. Graças a Deus é reversível. Mas juntando com o meu afastamento dela, fiquei num chororo sem fim (Me tranquei no banheiro, chorei longe das outras mães de UTI pra evitar perguntas, e quando sai fingi um sorriso lindo ignorando o avermelhado tom na pele e no nariz que denunciavam meu choro por si só). Até que cheguei no lactário e lá também tive a noticia: não poderei frequentar o lactário pra tirar leite pra ela, já que mesmo usando mascara/touca, avental do hospital, além de toda higienização antes de entrar, mesmo com todas essas medidas é arriscado contaminar outras mães. Ainda bem que tem bastante leite que eu havia tirado para ser pasteurizado, então a responsável pela alimentação dela me tranquilizou neste sentido. Mesmo assim, farei todo o processo de coleta de leite em casa e o Rafa entregara a mamadeira no lactário para ser pasteurizado antes de servir pra Gi.
Agora estou aqui no P.S. do Santa Joana usando uma mascara para não contaminar as outras gestantes e percebendo o quão desagradável isso pode parecer se eu levasse em conta a quantidade de pessoas que passam e me dão aquela olhada...Falta só eu dizer: Relaxa, é coriza.
Fico pensando na pequena distancia entre eu e a Gi neste momento (estou no térreo e ela no 1° andar) no coração sinto uma ânsia de correr pro 1° andar e segurar a mãozinha dela e dizer:

“Filha mamãe esta aqui do seu lado. Como me faz bem te olhar, acariciar sua pele, seu cabelo, ver seus movimentos, te namorar e registrar a tua imagem no coração, selar aqui dentro de mim cada traço do seu ser e assim - sem perceber -, acalmar a alma, ter de volta a minha paz, sentir no coração que é tanto amor que ele transita num movimento silencioso entre o meu coração e o teu...”

Ahhhh, Deus! Como poder ficar longe, se toda minha vida ta aqui?
Eu não seria irresponsável a ponto de entrar sem autorização e expor além da minha filha os outros pequeninos que como ela ainda não tem imunidade pra ficar exposto a quaisquer vírus. O que posso fazer é implorar uma injeção para o médico, (sim neste momento tudo que eu quero é uma injeção logo), me cuidar ainda mais pra melhorar o quanto antes e não ter de passar por isso novamente, e cuidar com meu coração da minha pequena. Já que de perto não poderei por uns dias....Ainda bem que o Rafa esta melhor, que não tem a mesma tipagem sanguínea que a minha pra não termos o risco de nos contaminarmos com a gripe,  e que ele poderá acompanha-la, ficar fazendo carinho nela por ele e por mim, conversar, cantar pra ela...
Minha bambina, to longe mais to perto.
Em pensamento, com o coração em você!
Amo você do tamanho universo!!!

05 de Setembro de 2013
O Rafa tem acompanhado a Gi nos horários de visita que lhe é permitido e me posicionado como nossa bambina esta (já que estou de castigo em casa)...E hoje ele chegou com uma ótima noticia: foi retirado o PICC do braço da Giovanna...Graças a Deus!!!!
Até me lembrei de quando pediram autorização para colocar  o PICC, chorei tanto que achei que ia passar mal...
Só de pensar nela sendo sedada para fazer a passagem do PICC que dura quase 1 hora..Ah,coração...Espero que não venha precisar mais disso... Aliás, espero não. ELA NÃO VAI MAIS PRECISAR, ta decidido!

06 de Setembro de 2013
Hoje faz um mês que você nasceu minha bambina.
Não pude estar ai do seu lado, mas papai já esta chegando, levando  o presentinho do 1° mesversário: Um pony rosinha. Mamãe espera que goste.

Olhando para trás percebo o quanto tudo o que estamos vivendo até aqui é milagrosamente grande e impressionante. Deus tem sido tão amoroso conosco.
Fica até difícil acreditar que tudo o que eu pedia a Deus esta se realizando. Não do jeito que eu quis,mas do jeito que Deus sabe que conseguimos conquistar e vencer...
Filha,primeiro mesversário, de longos anos de vida que você celebrará em sua vida.
Mamãe te abençoa e pede a Deus que a cumule de graça e bem, dê vida longa e saudável a ti, e guie por toda a vida o seu caminhar...

Embora eu esteja longe hoje, sem poder vê-la,  o papai  esta ai contigo e levou consigo o segundo presentinho pra colocar na encubadora, o primeiro foi a Polly pra te incentivar a chegar  no primeiro kilo e você chegou, e este pony é pra te parabenizar pela sua vontade de viver e toda força com a qual tem se revelado em seu pequenino ser.
Papai contou que cantou parabéns para você (além de outras canções) ,pelo seu mesversário...Deus pra ouvir a voz da mamãe cantar também? Eu cantei no coração direto pro teu coração.



Eliane Nascimento Sopran - Viver, Amar, Fazer Valer a Pena!!!
"Minha pequena princesa, és a minha primavera. Um anjo inocente que nasceu pra mim"  Gi em seu 1° mesversário...E crescendo...engordando....



Minha bambina,  quero deixar aqui registrado uma das canções que seu papito sempre canta pra você ai do seu ladinho, quando você estiver grandinha poderá ouvir e espero que sinta a imensidão do amor que ele e eu sentimos por você.

Alguém Que Eu Amo

Ó meu Deus obrigado porque Tu me deste,
esse alguém que entrou no meu caminho
ó meu Deus Te agradeço porque Tu fizeste
esse alguém pra mim, que me deu um novo rumo

É alguém que eu amo
alguém que eu preciso
é alguém que eu quero
alguém que eu procuro
ah se eu soubesse que teria alguém pra mim assim,
pode crer, és o meu grande amor

Ó meu Deus obrigado porque Tu me deste,
esse alguém que entrou no meu caminho
ó meu Deus Te agradeço porque Tu fizeste
esse alguém pra mim, que me deu um novo brilho

Um amor tão grande assim eu não poderia encontrar
em lugar algum neste mundo,  e em nenhum outro coração!


PS.: Te amo, infinito do infinito, maior que o universo...

14 comentários:

  1. ouunnn minha querida.... que bom que td está bem apesar de td isso né.... confiemos em Deus mais e mais e Ele cuidará de sua pequena....amamos esse pedacinho de gente sem ao menos conhece-la...Deus é fiel td que ele começa é fiel pra terminar a boa obra...bjinhhos no amor de Cristo... se cuida viu...seja forte e se alimente ok??? bjus

    ResponderExcluir
  2. Que Deus abençoe cada dia Deus esta ao seu lado e da sua filhinha bjs

    ResponderExcluir
  3. A Gi e uma guereira,uma vitoriosa.orando muito por ela!

    ResponderExcluir
  4. Como fico feliz com notícias de vcs ,como essa famiia linda e guerreira faz parte da nossa
    Rezo e peço a Deus todo dia por vcs bjoss Força e Fé.

    ResponderExcluir
  5. Parabénsss Gi!! Deus está cuidando de você, logo logo estará aqui brincando com seu lindo pony!!

    Beijoss amiga!!

    ResponderExcluir
  6. amiga parabéns pra Gi amiga
    e tenho certeza que ela vai amar esse pônei
    imagino como foi difícil ficar longe dela

    linda noite bjs

    Ser Mamãe Pela Segunda Vez
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  7. http://tva.canoe.ca/emissions/vlog/video/le-fabuleux-destin-d'un-bebe-premature-921070

    Só lembrei da Gi... amo seu blog e rezo por vocês!
    Um beijo
    Ludmila

    ResponderExcluir
  8. Ely vi um videio e lembrei de vc, vou partilhar com vc mas entrei e vi que a Ludmila partilhou
    http://tva.canoe.ca/emissions/vlog/video/le-fabuleux-destin-d'un-bebe-premature-921070

    ResponderExcluir
  9. Ely vi um videio e lembrei de vc, vou partilhar com vc mas entrei e vi que a Ludmila partilhou
    http://tva.canoe.ca/emissions/vlog/video/le-fabuleux-destin-d'un-bebe-premature-921070

    ResponderExcluir
  10. fico tão feliz de saber que apesar das dificuldades esta tudo indo bem, tenho entrado pouco mais sempre que venho aqui corro para saber das evoluções da sua pequena. um grande beijo

    ResponderExcluir
  11. Amiga força! Deus está com vocês!
    Muito sucesso pra você!!! Beijos'
    Diário da Nanny

    ResponderExcluir
  12. Que Deus continue abençoando vcs, a Gi é uma guerreira e vcs tbm! beijooo

    ResponderExcluir
  13. Que Deus continue te dando forças pra lutar e cuidar da sua pequena!
    Esta uma gatinha linda, crescendo e engordando, graças a Deus!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Gy! Que Deus continue abençoando vc!
    Forças Eliane, Deus está contigo! Bj

    ResponderExcluir

Oiê, ao deixar sua mensagem coloque o endereço do seu blog, assim poderei lhe fazer uma visitinha =).
Beijos com asas,
Ely