segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Ser Mãe de UTI é Redescobrir a Importância da Preservação

Quando eu descobri que estava grávida foi uma alegria infinita, afinal eu estava tentando a alguns meses até a chegada do nosso tão desejado positivo, e no instante em que tivemos a confirmação pensamos em preservar-nos por motivos já falado aqui.
Lembro que no dia 08 de Março contei a uma pessoa pelo skype sobre a gravidez, na verdade ao invés de contar direto eu enviei o selinho de confirmação da gravidez que eu tinha feito (veja aqui ti linnndduuuu). Sei que agora você pode pensar: E porque você contou a essa pessoa já que queria tanto se preservar? Nessa ocasião meus motivos eram outros...O que importa é que quando eu falei pra essa pessoa que eu não queria disseminar minha gravidez, ele me respondeu com poucas palavras traduzindo meus sentimentos: "A expectativa é de vocês." (minha e do Rafa).

Percebo que algumas pessoas que conheço  na "vida real" esperam que todos os dias eu passe um relatório sobre como a Gi esta, e não compreendem que essa situação toda me trouxe uma quietude, um sentimento ainda maior de auto preservação... Não por insegurança,  pelo contrario, estou cada dia mais confiante!
É que nessas horas o que me ajuda é escrever, escrever...E escrever. Tenho uma amiga que já é mãe, falo com ela todos os dias. Quer dizer, falava. Desde que a Gi nasceu pouco nos falamos, até trocamos msg vez ou outra e ela mesmo já me disse o quanto entende esse momento, embora nunca o viveu. "Ely, eu só posso te dizer que se a qualquer hora do dia você quiser ligar, pra falar muito ou pouco, pra chorar ou pra falar qualquer coisa que descontraia pra gente dar aquelas nossas loucas risadas, eu estarei aqui. Não posso estar no hospital com você como gostaria mas estou em coração, orando por vocês.
Essa minha amiga...É a melhor ajuda e apoio que preciso ter de uma amiga (o) no momento. 

Vivendo a vida no ritmo UTI-Casa-UTI acho admissível dizer ser natural que na maioria das vezes não sinto vontade de falar com outras pessoas por telefone, pelo inbox do face a todo instante informando como minha biscoitinha esta,  especialmente quando todo dia cobram noticias e ainda questionam minha escolha em manter discrição. Acho simples entender, as pessoas  tem vinculo comigo e de alguma forma quer ajudar seja em palavras de apoio, demonstrando preocupar-se. Eu tenho vinculo maior com a minha filha, que hoje luta pela própria vida, numa garra tão grande que nem parece brotar de um pequenino ser que necessita de inúmeros cuidados, exige total atenção e esta numa unidade de tratamento intensivo para tanto. Logo, é perfeitamente natural que eu queira protege-la, preserva-la e isso inclui em não postar fotos dela. Não por agora. Racionalmente e com meu coração  entendo e agradeço a intenção dos amigos de convívio em querer saber como esta a Gi, em se preocupar, e querer assim transmitir conforto e apoio, em contrapartida minha alteração emocional se mantem tão instável que nem sempre acabo correspondendo de maneira afetuosa, principalmente quando a pessoa critica a opção minha e do Rafa em não contar a outros sobre a Gi.  E é exatamente com isso que reaprendo o sentido de me preservar, cuidar de mim e do meu emocional pra que eu possa cuidar da Gi (nem que seja só babando, namorando ela, que é o posso fazer no momento <3 ).

De bom grado eu sempre respondo, com carinho e agradecendo por toda preocupação, apoio, oração e quando não o faço peço pra que alguém transmita por mim as noticias atuais da minha bambina,  na maioria das vezes evitando detalhes...O porque? Eu escrevo depois aqui.

No hospital recebemos orientação em conjunto com outros pais uma vez por mês da psicologa, ou em particular sempre que necessitarmos. Numa dessas orientações ela aconselhou aos pais presentes que limitássemos o acesso as informações sobre nossos bebês, sobre as intercorrências, evitasse detalhes a todas as pessoas, com exceção ao que consideramos importante falar, entre avos, alguns amigos...Isso tudo para nos preservar, polpar energias, indisposições...Eu já tinha isso comigo e mesmo sem perceber cada dia vai se firmando mais e vejo esse posicionamento como algo saudável e propicio para o momento.

E é isso.
Hoje a Gigi esta com 1.240 kg. Uma bolota pra quem estava de 830 graminhas...
Até domingo postarei tudo o que tenho escrito até aqui.

Continuamos orando pela nossa pequena!!!
Beijos com asas,
Ely e Gi


25 comentários:

  1. amiga claro que te entendo,
    e respeito a sua vontade
    Deus estar a cuidar de vocês
    eu sei e veja como a Gi tá ficando
    uma bolotinha nossa pequena é uma guerreira
    é um milagre e Deus tem um lindo proposito
    na vida dela nas suas vidas

    linda semana bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sempre lembrando da Gi nas orações...

    Concordo plenamente com tudo o que disse, algumas pessoas não se importam de verdade com parece, tem apenas o interesse em especular a situação.Com certeza se preservar é a melhor maneira de evitar indisposições.

    Deus é quem verdadeiramente esta cuidando de vcs Ely...

    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Eu faria igual minha flor. Se cuidem fiquem com Deus!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Vc esta certa nunca fui mãe de UTI mas possa imaginar o que vc esta passando, Sempre que abro o blogger ja vou procurar pra ver se tem postagem sua.Acho que todas tem que respeitar esse momento seu e do seu marido.... Rezo sempre por vc e pela Gi....VCs são guerreiras...

    Bjs fique com Deus

    ResponderExcluir
  5. Ely, sempre coloco você e a Gi em minhas orações! Não se preocupe, Deus esta no comando e ele orienta a sua mente e coração!!! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ely , não se preocupe eu tbm faria o mesmo que vc..
    estamos em oração pela Gi..

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Só li hoje sua história, e ja estou rezando muito por sua pequena, que ela tenha sempre muita saúde e vc possa pegá-la no colo bem logo! Deus cuida dela!!! Quanto à preservação é super natural, a Marcela ficou internada no berçário por quase 4 dias, e eu já preservei o que pude! Mas logo logo vc vai poder exibir sua felicidade pro mundo todo! Deus abençoa vcs sempre!!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Amiga não consigo nem imaginar a tua luta e a luta dessa pequenina, por mais que tentamos nos colocar no teu lugar; só quem passa sabe, e quem realmente torce por vocês de coração não importa com tua reclusão apenas conta os dias em que você venha postar que tudo isso passou e que a Gi já está em casa. Lembre-se que quando realmente precisamos é aí que descobrimos os verdadeiros amigos. Bjuxxx

    A MÃO QUE HOJE TE APONTA O DEDO É A MESMA QUE AMANHÃ IRÁ TE APLAUDIR.

    ResponderExcluir
  9. Me colocando no seu lugar acho que faria a mesma coisa... não se preocupe.
    Bjus e continuo em orações.
    http://seraquevousermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. eu faria o mesmo.
    Glória a DEUS , a gi ta uma bolinhaa rs
    O senhor esta com vcs .
    vcs estão nas minhas orações .beijos .

    ResponderExcluir
  11. Super certo! Também não acho legal expor as coisas que acontecem, muito menos a Gi!

    E fiquei ultra feliz em saber que ela engordou e tenho FÉ que pra Glória e Honra de Deus ainda verei fotos dessa fofa linda (porque né, pelos pais dá pra saber que ela é linda :P).

    Que Deus esteja com vocês e dê forças, sabedoria. Nossa bonequinha está sendo cuidada pelas mãos de Deus!

    ResponderExcluir
  12. Ely como sua seu amigo disse no inicio de sua gestação... A Expectativa é de vcs ...assim como o direito de se preservarem e tbm a pequena Gi... Vou estar sem pre em oração por vcs, para que esta luta seja com vitoria triunfal... Tudo de melhor sempre, forças mil Bjs....

    ResponderExcluir
  13. é bom se preservar mesmo vc tem razão oro todas as noites pela sua filha fico feliz por ela estar ganhando peso Deus continue a abençoar bjs!

    ResponderExcluir
  14. Se preservar nesses momentos é muito importante mesmo flor.. as orações não param, estamos sempre com vcs em pensamento e orações... bjm

    ResponderExcluir
  15. Floor, eu iria fazer o mesmo, você esta certa...

    Você não sabe a felicidade que eu fiquei em ver que a Gi esta engordando...
    Com a graças de Deus irá dar tudo certo e lógo, lógo ela vai sair da UTI e vai para casa...
    Continuo nas orações viu...

    Beijooos

    ResponderExcluir
  16. Melhor decisão que vc tomou mas estamos contigo em oração.bjoss

    ResponderExcluir
  17. Meu Deusu, que gorducha!! Já já estará quem casa, Ely. Segura mais um tiquinho, que tá chegando a hora. <3
    Beijo!!

    ResponderExcluir
  18. Nossa como el esta gordinha...rsrsrs...que coisa mais linda...Estou aqui orando muito por ela....Bjs!!

    ResponderExcluir
  19. Ely fiquei tão feliz de saber que a Gi está engordando =)
    Continuo torcendo e orando muito por vcs!
    Quem ama e se importa com vocês de verdade, com certeza vai entender a postura de ficarem mais calados, mais isolados, e as outras pessoas não são importantes!
    Que Deus continue abençoando muito vocês!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  20. Ely, estou em oração todos os dias. Penso em vocês a todo momento e peço sempre a Deus para dar cada dua mais força para a Gi e para vcs superarem mais esse desafio. Ela está crescendo e engordando. Pouco a pouco ela vai se desenvolver e com fé em Deus ela irá pra casa em breve!
    Concordo plenamente com vc. O importante é vcs e em primeiro lugar a Gi!
    Fiquem na paz de Deus!
    Beijos
    Si e Clarinha!

    ResponderExcluir
  21. Ah minha amiga, há certas horas q o silêncio é tudo akilo que precisamos pra encontrar a paz. Além disso qndo falamos ao outro, há opiniões que nem sempre desejamos ouvir.... Melhor se calar. Antes de ler seu post estava eu aki a pensar a respeito disso, ultimamente meu desejo é só silenciar-me e evitar os outros para nao responder perguntas nem contar nada. Pena que nao pode ser assim...
    Amiga, obrigada pelo lindo comentário no meu post de niver de casamento, eu e maridinho amamos!!!
    Cuida da Gi pra nós e de nela um cheiro por nós.
    Daqui estamos rezando e colocando intenções na missas pela saúde dela.
    bjo

    ResponderExcluir
  22. Oi Ely

    Li num blog que Deus escolhe a dedo as maes de prematuros. Que estas transbordam amor e alegria. Nao nos conhecemos, mas estou a mais de uma lendo seu blog e buscando em sua forca inspiracao. Estou de repouso absoluto desde 12/08 quando fiz uma cerclagem de emergencia com 20 semanas. Gracas a Deus deu tudo certo e sai do hospital em 4 dias. Hoje estou com 23 semanas e 5 dias. Fiz US ha 5 dias e o Vitor estava com 630 gramas e super bem. Hoje so levanto para tomar banho de cadeira e evacuar. Tenho muitos medos e alguns dias sao melhores que outros. Hoje chorei muito, as vezes da uma sensacao de estar aprisionada, ainda mais quando nao se para quieta. Estava sapeando a net e encontrei seu blog. Fiquei feliz por ser uma historia feliz e tenho muita fe que em breve podera levar "seu biscoitinho" para casa.

    Sua historia me deu forcas para lidar com tudo isso. Voce e uma mae guerreira e todas estas experiencias irao te fazer evoluir muito espiritualmente, dando valor para as coisas que realmente importam.

    Boa sorte, estarei rezando por voce e pela Gi.

    Bjo

    Renata Cruz

    ResponderExcluir
  23. Cara Eliane...enquanto estive internada semana passada no Santa Joana,encontrei seu blog contando o que aconteceu com sua anjinha Isabella. Não consegui dar continuidade a leitura...pois estava vivendo o seu drama semana passada.
    Meu anjinho Thomas nasceu, viveu por 12 horas e foi embora para perto de Deus. Não sei se a dor da perda um dia vai passar, mas quero acreditar que ele veio me abençoar, assim como a sua filhinha também.
    Meu pavor de nunca mais ter um filhinho é tão grande...que me reconforta saber que você ganhou a sua pequena Gi. Rezo para que estejam sempre bem! bjs Greice

    ResponderExcluir
  24. Oi, querida!

    Fiquei tocada com toda sua história, li seu blog inteiro!

    Parabéns pela força, garra e fé!

    Fico muito feliz em saber notícias da pequena Giovanna, que puxou à mãe na garra...

    Minhas orações por ela se intensificam!

    Beijos.

    Mãe e Mel.

    ResponderExcluir
  25. Oi amiga querida, como vocês estão?!!
    Tenho certeza que estão bem, pois papai do céu tem cuidado muito bem da nossa Gi.
    Eu quero lhe parabenizar por ter essa fé linda, por estar de pé e estar cuidando tão bem da sua pequena. Sei bem como é ter nossos filhos na UTI e sei o quanto dói ver todos aqueles procedimentos (necessários) nos nossos anjinhos tão pequenos, mas tudo no final dará certo e todo aquele sofrimento passará e no lugar dele só acontecerão alegrias e muita, muita FELICIDADE. Logo a Gi estará em casa e vocês poderam se curtir 24hrs por dia.
    Estou em orações por ela.
    Beijocas em vocês duas.

    ResponderExcluir

Oiê, ao deixar sua mensagem coloque o endereço do seu blog, assim poderei lhe fazer uma visitinha =).
Beijos com asas,
Ely