domingo, 25 de agosto de 2013

Ele é amor, e o amor não sabe fazer outra coisa contrária a amar

Hoje foi um dia delicado...A Gi esta bem graças a Deus, mas teve inúmeras quedas de saturação, apnéia; Quando a vimos estava cansadinha pois precisou ser manipulada algumas tantas vezes por conta das quedas de saturação e por consequência da queda dos batimentos cardíacos, logo, pouco pude toca-la, trocar nosso calor, nossa fala ao toque uma da outra, nosso jeito de se comunicar além da fala e dizer: estamos juntas! Tudo para não desgasta-la ainda mais...Ela permanece estável. Difícil descrever aqui agora esses termos médicos que não quer dizer necessariamente que nada ocorreu, mas que tudo ocorre dentro do esperado em se tratar de uma pequena guerreira prematura. E você não pode imaginar como é sentir vontade de chorar e ser forte pela sua preciosa filha, e até pelo seu esposo que esta ali com tanta saudade de olhar naquele rostinho angelical que tudo o que sabe fazer é babar a cria, apos ser afastado de visitar a filha por quase duas semanas por conta de um resfriado e que de certo modo fica sem ter o que fazer diante da fragilidade da "Vida" das nossas vidas. 
Eu não chorei...Não tenho motivos pra chorar. Giovanna esta bem! Algumas intercorrências, sim - outro termo médico, mas a Gi esta bem.
E ainda que tivesse de chorar, não do lado dela, que tem me ensinado que força e fragilidade, medo e coragem são complementos um do outro, e que ambos nos ensinam a ir além do que julgamos conseguir viver, suportar...E Vencer!

Chegamos do hospital por volta das 23horas, enquanto marido pede uma pizza venho abrir os emails, abro até o facebook...Vejo a postagem de uma pessoa:

"Quem adora a Deus tem direito ao impossível"

Na hora pensei nos nossos bebês da UTI, nas amigas que fiz e das histórias de nós, mães de UTI que partilhamos ao longo do dia, já que passamos a maior parte do nosso tempo do hospital, voltando pra casa apenas pra dormir, tomar banho... E infelizmente é inevitável não falar/lembrar das perdas. 
Dói meu coração só de lembrar, de falar...Todos os dias peço a Deus pela Giovanna e por todos os bebês das UTI's do Brasil e do mundo, o que peço pela minha filha, por sua recuperação, desenvolvimento dos órgãos, ganho de peso, que não tenha sequelas, entre outros, peço também a todos os demais que passam ou passará pelo mesmo.
É impossível estar nessa situação e não se compadecer comas outras vidas.
Mas diante da perca, o que se pode dizer?
Que direito ao impossível é este que se dá a alguns e a outros não?
Pensei: "Não estamos falando do mesmo Deus, já que o que eu conheci até aqui é todo amoroso..."
E como explicar o fato de causar tanta dor pela perda que poderia ser evitada se o impossível fosse feito na vida daquele bebê, daquela família?
Isso quer dizer que aquela família não O adorou como deveria, e por isso Deus os puniu?
Será que eu também fui punida com a perca da Isabella?
Uma vida seria assim usada para ferir a outra? Não é este Deus que eu pude conhecer e segui até aqui...
Então que a melhor forma de tirar todo sentimento e pesar que ficou dentro de mim por conta de uma simples frases foi em escrever...


É algo que eu soube de muitos anos - seja por meio de observação e até por experiência própria - de que, o Criador, movido de ternura e compaixão pela sua criatura se inclina para abençoa-lo, ainda que este não tenha os "méritos" pré estabelecidos pela sociedade, por questões de ética e moral ou até para os atributos do sagrado. Anos atrás...e embora eu soubesse, nunca fez tanto sentido quanto agora, desde a dimensão do Seu amor a nossa facilidade em O abandonar; da fragilidade a força humana que Ele nos constituiu; do medo e coragem que embora opostos são complementares; e da razão e fé - duas asas distintas que nos elevam até Ele...Também tivera ouvido indagações a este respeito, entre elas uma a qual sinalizei como reações do irmão daquele citado filho pródigo: Mas como? Eu mereço mais que este, sempre estive ao Seu lado....Olha o que Lhe fez?...

Pode-se reconhecer numa mãe/num pai certos traços (embora imperfeito) do perfeito jeito de ser e agir do Criador em "aceitar" o tempo de sua criatura, em suas inúmeras idas e vindas embora a ânsia seja de ser e estar junto, viver e se dar em amor, em ser um.
Com o Criador se aprende que aceitar esta profundamente atrelado a amar...

O Criador se faz valer de todos os caminhos que percorreu sua criatura. Principalmente dos momentos incertos...
São nos momentos incertos e até de reclusão que o ser humano se reconhece limitado, necessitado do seu Criador, nesses momentos é que se sente na alma a fragilidade e doçura da expressão 'ser humano', ao passo em que (sem perceber) deixamos de tentar entender e passamos a experimentar interiormente de toda essência suave e acalentadora do que um dia se ouviu dizer ser a bondade e amor incondicional deste Criador que nos fez a Sua imagem e semelhança, Criador do qual chamamos de Pai, Deus, Papai do céu... 

Nesses últimos dois meses tenho lido muita coisa, sentido tantas outras, vivido em um mundo que não sabia existir cujo impacto me fez analisar minha própria vida, minha história que não é diferente das de muitas que conheci, mas também não é igual...
Dei por mim das inúmeras vezes em que fui enérgica por coisas banais, ou nem tão banais assim mas que requeria de mim a suavidade e amor com que a vida me presenteia, com que o próprio Deus me dá na oportunidade de cada dia recomeçar.

Hoje me vejo representada em dois personagens de uma mesma história naquela parábola do filho pródigo.
Sei que pode parecer confuso como em boa parte eu o sou, mas isso não importa além do que descobri de muitos anos e tem ficado mais forte até aqui...
O Pai não beneficia tão somente os que O adoram; É que não se trata apenas de direito, e sim de herança porque não importa o que façamos, o quão imperfeitos somos, Ele é amor, e o amor não sabe fazer outra coisa contrária a amar. 

E embora sendo humanos errantes, os olhos dEle nos reconhece como filhos, amados, acalentados por um Pai que não pede feitos, nem graça ou que O conquistemos pra receber dEle o direito as Suas benevolências, porque na verdade Ele já nos concedeu isso na oportunidade que nos da hoje de viver, lutar e vencer!

E isso me basta pra dizer a todo momento, repetindo como que um mantra: Obrigada meu Pai, meu Deus, meu Senhor.


20 comentários:

  1. oi querida ely estava sumida do cantinho mais li todos os post seu ao saber que a gi nasceu tenho orado por ela ja deu tudo certo confie no senhor ela é uma guerreira .
    fico muito emocionada ao ler seus post pois ja me deparei com essa situação algumas vezes mais saiba que choro ele pode durar a noite toda mais alegria do senhor vem pela manha e a cada manha a gi tem lutado. deus é a nossa força orando por vcs e logo a nossa princesa vai estar em casa . beijos de asa amiga e que deus derrame muitas chuvas de benção sobre sua familia e muita fé e força abraçoss
    !!!]

    http://cantaalegremente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ai Ely,que bom que veio dar noticias da princesinha,eu estava louca por noticias,eu também passei por isso quando minha filha estava na uti,eu também orava por ela e por outros bebês que estavam passando pelo mesmo,Deus é contigo e ele tem um proprósito pra tudo,ele não é Deus da dor ele é o Deus do amor!
    Orando por vcs e pela princesa Gi.

    ResponderExcluir
  3. Lindo minha amiga! Eu estava preocupada c vc e a Gi...
    bom te ver aki...
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Fico imensamente feliz em ter notícias de vc Ely da Gi e do Rafa que Deus continue
    lhe dando força,sabedoria,discernimento necessários para enfrentar tudo isso e logo
    tudo passará e vcs estarão em casa..Tenho rezado,todos os dias por vcs.

    ResponderExcluir
  5. amiga linda Deus não puni ninguém
    somos responsáveis pelos nossos
    passos dados nossas decisões amiga
    sua Gi é um milagre de Deus e por ser
    milagre amiga a vitória é ainda maior
    ela nasceu e luta todos os dias pela sua vida
    e Deus estar ao ladinho dela carregando
    ela em cada momento
    assim é Deus quando pensar que não tem mais
    forças olho o céu, uma flor ou simplesmente
    pela janela Deus vai sussurrar "ESTOU AQUI FILHA AMADA"

    LINDA NOITE BJS

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amiga Deus é o Deus do impossível e todos nós como filhos dEle temos esse "direito" ao impossível! Ele é um Deus de milagres!
    Isso não quer dizer que nunca sentiremos a dor de perder alguém que amamos tanto, o que acontece é que Deus tem um proposito para a vida de cada um e o real proposito só entenderemos quando estivermos frente a frente com Ele, pois em muitas situações ficamos procurando um porque e nunca chegamos a conclusão alguma, isso acontece pq os propósitos de Deus vão além do nosso entendimento!
    Creio que essa pessoa acabou se expressando mal, ou talvez não tenha entendimento do que realmente é Deus, pois Deus é amor!!!
    Fico muito feliz por a Gi estar bem, continuamos com as orações, que o Senhor te leve toda a paz, a força e tudo mais que precisarem nesse momento!!!
    Beijos fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  7. Oi Ely, sou Eliane, mãe de uma Giovanna guerreira também. Como você, eu também tive uma perca terrível antes de alcançar a vitória em Deus, e na angústia aprendi que uma grande prova do Amor de Deus em nossas vidas é a força que Ele nos dá para seguir quando o sonho parece acabado. Deus nunca nos deixa sós, nem que seja nos carregando no colo nos momentos mais difíceis, e nos trazendo novas chances de alcançar a benção, como você tem agora! Tenha fé sempre. Orando muito por vocês.

    ResponderExcluir
  8. Ely,

    Que texto mais lindo! Mais uma vez sua coragem, sua força e sua fé me emocionam e impulsionam para ser uma pessoa melhor.

    Quero que saiba que você, seu marido e a Gi estão sempre em meus pensamentos e orações. Vocês são guerreiros e fortes e superarão este desafio.

    Beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  9. Lindo demais!!!!
    Bjus
    http://seraquevousermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Ely, post emocionante!
    Concordo com vocÊ, Deus não faz nada contrário ao amor, ao ato de amar!
    Que a pequena Giovanna fique a cada dia mais saudável e ganhe peso bem rapidinho para sair logo do hospital!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  11. Oi Ely, parabéns pela sua força e coragem, pois, mesmo passando por tantos problemas, você só tem agradecido a Deus, e obrigada pela força que suas palavras transmitem, através delas percebo que não posso reclamar de nada e simplesmente esperar no nosso Deus, que com certeza é um Deus de amor!
    Estou acompanhando os seus posts e orando por você e pela Giovanna.
    Abraços
    Renata.

    ResponderExcluir
  12. Oi Ely, parabéns pela sua força e coragem, pois, mesmo passando por tantos problemas, você só tem agradecido a Deus, e obrigada pela força que suas palavras transmitem, através delas percebo que não posso reclamar de nada e simplesmente esperar no nosso Deus, que com certeza é um Deus de amor!
    Estou acompanhando os seus posts e orando por você e pela Giovanna.
    Abraços
    Renata.

    ResponderExcluir
  13. Muito lindo o texto, realmente por várias vezes me peguei ,a me questionar da mesma maneira.Acredito que existem algumas coisas que não tem explicação,que DEUS,tem um propósito na vida de cada um.E que um dia, quando nos encontrarmos no dia do juízo , Ele irá nos mostrar o porque.Até lá vamos levando nossa vida com fé,crendo que o melhor de DEUS está pro vir!Estarei sempre aqui orando por vcs!Um beijaum!

    ResponderExcluir
  14. que ótimo ter noticias suas e da Gi estamos orando sempre Deus cuida de vc um bj!

    ResponderExcluir
  15. Feliz por estar tudo caminhando bem.... Forças... Continuo orando por vcs... Bjinhus

    ResponderExcluir
  16. Floor, eu acompanho o blog da MaitÊ Maria a muito tempo, ela nasceu prematura tbm com o mesmo tempo que a Giovanna...
    Não sei se vce ja segui esse blog, mas aposto que vai te ajudar bastante, quando puder da uma olhada...

    http://teteruas.blogspot.com.br/2013/01/meu-primeiro-post.html

    Hoje com a graça de Deus ela ja esta em casa e dando muitas alegrias a familia...

    Beijoos

    ResponderExcluir
  17. Eu tava tão sumida do mundo do blog que fiquei até mal de não tá te dando força sequer em palavras! Amigaaa, eu não sabia que você já tinha tido sua bbzinha, vou voltar todos os posts agora pra ver o decorrer da história! Só quero que saiba que tô torcendo mto pela Gi, vai dar tudo certo viu? Com fé em Deus, a vitória tá grantida!

    ResponderExcluir
  18. Flor...orando muito por ela...vai dar tudo certo!!!bjs e força sempre!!!

    ResponderExcluir
  19. Que bom ter notícias amiga, fiquei sem palavras com teu post. Hoje não foi um dia bom para mim, estava muito triste, abro o note e leio teu post, aí me lembro da pequena guerreira Gi, e me sinto tão egoísta, como posso achar que tenho problemas em quanto um ser tão pequenino luta por sua vida. Fé amiga tudo vai passar e essa vencedora nos mostrará o quão forte podemos ser.

    TRECHO DO POEMA PEGADAS NA AREIA:
    "- Senhor, Tu me disseste que, uma vez que resolvi te seguir, Tu andarias sempre comigo, em todo o caminho. Contudo, notei que durante as maiores atribulações do meu viver, havia apenas um par de pegadas na areia. Não compreendo porque nas horas em que eu mais necessitava de Ti, Tu me deixaste sozinho.

    O Senhor me respondeu:

    - Meu querido filho. Jamais eu te deixaria nas horas de provas e de sofrimento. Quando viste, na areia, apenas um par de pegadas, eram as minhas. Foi exatamente aí que eu te carreguei nos braços."

    Bjux da amiga Vanessa.

    ResponderExcluir

Oiê, ao deixar sua mensagem coloque o endereço do seu blog, assim poderei lhe fazer uma visitinha =).
Beijos com asas,
Ely